Foto feita nas paneleiras, em Vitória/ES, para um trabalho antropológico sobre tribos. Goiabeiras é o lugar onde artesãs produzem panelas de barro, uma tradição passada de geração a geração, por isso muitos são da mesma família.
O ato registrado na imagem é de uma das últimas fases do processo, em que o barro precisa ser queimado. O calor do sol se mistura com o calor da panela queimando no fogo, o choque térmico causado pela substância chamada “mangue vermelho” que está em temperatura ambiente, em contato com a panela quente faz com que o líquido evapore, tornando uma fumaça aparente. Podemos perceber com essa imagem a presença e força das mulheres no ato dessa produção.

​​​​​​​

Petra Mayer é fotógrafa, nascida em Marechal Floriano, uma pequena cidade no interior do Espírito Santo, ingressou no Curso Superior de Fotografia da Universidade de Vila Velha em 2018.
Seu interesse por fotografia iniciou a partir de 2017 quando começou a trabalhar na empresa de sua família intitulada “Foto Mania”, o que a levou a buscar especialidade na graduação. Desde seu ingresso na Universidade trabalha na área de fotografia social com seu pai, e newborn
Em 2019 Participou do livro “Olhares e Cidades”, produzido na matéria de Fotojornalismo Documental com orientação da professora Elizabeth Nader. Sua abordagem foi sobre a estação ferroviária de sua cidade, e o projeto também foi exibido em forma de exposição no Cineteatro da Universidade.

Para saber mais sobre o artista, acesse seu Instagram clicando no ícone abaixo:

Back to Top